segunda-feira, 30 de abril de 2012

Algumas coisas que todos deveriam saber sobre Deus

Não quero neste artigo ter a pretensão de descrever o que possa ser Deus, porque considero que a mente humana é estreita e limitada demais para conceber o indescrtível , absoluto, inefável e infinito princípio.
Mas dentro dos limites estreitos e pequenos da mente de um ser humano normal que pensa, reflete ,medita e estuda, creio ser possível (dentro de um contexto limitado) pelo menos conceber o que o absoluto não é e o que com ele (ela?) é incompatível.
Vamos primeiro falar com crianças ou mentes infantis: Deus não é um velhinho de barbas brancas

Este conceito foi absorvido inicialmente pela igreja católoca, retirado das imagens de Zeus ,este sim, representado na mitologia como um senhor de barbas brancas, uma imagem patriarcal e machista de Deus, que reflete muito mais o nivel da sociedade que a criou do que a divindade...é claro! Mas é uma imagem romântica, talvez  ingênua, que psicologicamente nos oferece proteção, austeridade, autoridade, comando e chefia, como se Deus estivesse realmente preocupado com a humanidade.

Outra coisa.., não se enganem: Jesus Cristo não é Deus!!!Como ele mesmo cansou de afirmar nas inúmeras vezes em que citou o Pai, fonte de seu poder e, portanto, o Deus que ele concebia. Um mestre incomparável, talvez um demiurgo, poderoso e sábio, mas nunca Deus, que é muito mais do que isto.
  
E mais, Deus não pune nem premia ninguém, nossos prêmios e castigos são muito mais fruto de nossas  crenças, pensamentos e energias com as quais entramos em contato (de forma consciente ou não) do que por intervenção divina, nossa mente inconsciente interfere em nossa vida muito mais do que o princípio que ela não consegue abarcar nem compreender. Deus não está com um olhão em cima do nosso cotidiano  procurando qualidades ou virtudes, ações boas ou más (talvez outras coisas estejam) nos julgando o tempo todo e exigindo de nós determinadas ações. esta idéia é uma forma de dominação das igrejas, estas sim , de olho em nosso comportamento e nos julgando o tempo todo.
Se assim fosse, se Deus julgasse e agisse em conformidade com as ações humanas,muitos já teriam virado cinzas, (a nível de mulhões), o que, obviamente não acontece. Deus não está preocupado com a nossa vida sexual, com quem dormimos, se casamos, se temos filhos, se mantemos relações sexuais com homens ou mulheres. Não devemos confundir Deus com a mídia que nos impõe relações sexuais como fundamentais para sermos felizes, o homem é muito mais do que as suas relações sexuais.
Devemos dizer ainda que Deus não está em nenhuma igreja, nem mesmo no luxuoso Vaticano, não estava nem mesmo no templo de Salomão em Jerusalem, ou em alguma Mesquita ou Templo Budista, porque Deus não pertence a nenhuma igreja, nem católica , nem evangélica , nem muçulmana, nem indu, etc, etc, etc...
É mais fácil encontrar Deus num raio de Sol...

Ou no silêncio de uma floresta.....


A divindade não tem dogmas ou princípios morais, os homens é que os têm, os criam e os impõe aos que tentam  dominar. Como seguir as leis de Deus? Se ninguém sabe quais são elas, se é que tais leis existem. De que eu saiba o que existe são normas criadas pelos próprios homens, de acordo com a sociedade em que vivem e da filosifia que acreditam e professam. Assim são nossos conceitos de virtude e pecado, herdados de nossos antepassados desde milênios. E se eles estivessem errados!? Muita coisa já mudou e acho que muita coisa ainda vai mudar...
Se eu fosse expressar alguma cois sobre Deus, eu diria o seguinte...
Deus não é o Sol, mas ele é  sua mais alta expressão..!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário